12/09/11

CARLOS BARRETTO


Carlos Barretto - Composição em tempo real from MPAGDP on Vimeo
PROJECTO 228

COMPOSIÇÃO EM TEMPO REAL
Gravado em Alfama a 9 de Setembro na loja PORTUGAL MODERNISTA no âmbito do programa MURAL SONORO - Retratos com música dentro de Soraia Simões

Realização: Márcia Sousa
Som: Tiago Pereira

Canon 5d
Sennheiser

Nasceu no Estoril, a 18 de Julho de 1957. ‘Meu pai tocava guitarra e harmónica cromática. Ouvia insistentemente (e com um volume de som considerável) discos de Miles, Parker, Gillespie, Coltrane, Mingus, Monk, Ornette, mas também Elis Regina, Chico Buarque, Baden Powell, Gismonti, Hermeto Pascoal, Stravinsky, Bach, Os Tubarões, Milton Nascimento, Tchaikowsky...’ Foi neste ambiente que nasceu e cresceu Carlos Barretto. Aos seis anos interessou-se pela guitarra, com dez iniciou estudos de piano e solfejo no Conservatório Nacional de Música de Lisboa. No início dos anos 70, por iniciativa de Luís Villas-Boas, tiveram lugar os primeiros festivais de Jazz (Cascais) de que há memória em Portugal. Foi aí que Carlos Barretto, impressionado com a mestria dos instrumentistas que aí desfilavam, despertou interesse pelo contrabaixo. Estudou com o professor Armando Crispim, com quem terminou o curso do Conservatório Nacional de Música de Lisboa. Paralelamente, frequentou a primeira escola de Jazz do país (a do Hot Club de Portugal) e fez as primeiras experiências amadoras, com músicos locais. Estudou, mais tarde, com o mestre Ludwig Streischer, na Academia Superior de Música de Viena (Áustria). Nesta cidade teve a oportunidade de trabalhar com músicos de jazz, como Fritz Pauer (acompanhador regular de Art Farmer) Joris Dudli e Christian Radovan (elementos da Vienna Art Orchestra). Regressa a Lisboa, ingressando na Orquestra Sinfónica da RDP, e colaborando em projectos de artistas da música popular portuguesa. Por esta altura, a profissionalização do Jazz dava os primeiros passos em Portugal, Carlos Barretto colaborou em concertos na companhia de músicos da sua geração, como Mário Laginha, Carlos Martins e Mário Barreiros, entre outros. Em 1984, reflexo do frustrante panorama cultural e artístico que então se vivia em Portugal, Carlos Barretto estabelece residência em Paris, apostado em fazer da música improvisada a sua filosofia de vida e carreira profissional. Naquela cidade encontrou um mercado muito mais vasto no plano jazzístico, tendo actuado nos mais prestigiados clubes de Jazz, como o New Morning, o Magnetic Terrasse, Petit Journal Montparnasse, La Villa, Bilboquet, Dunois, etc., onde se apresentou ao lado de músicos de nomeada, tais como Steve Grossman, Steve Lacy, Steve Potts, Barry Altschul, Aldo Romano, Hal Singer, Alain Jean Marie, George Brown, Michel Graillier, entre muitos outros. Participou em inúmeros festivais em França, com destaque para os de Coutances (Jazz sous les Pommiers), Jazz à Vienne, Jazz à Marciac, Radio France (Paris , Montpellier), Festival de Calvi (Córsega), Banlieues Bleues (Paris), Nantes, Perpignan, Limoges, etc., ao lado de músicos de renome como Horace Parlan, Tony Scott, Lee Konitz, Glenn Ferris, Siegfried Kessler, John Betsch. Em 1990, gravou um CD ao vivo com Mal Waldron, na Bélgica, seguindo-se uma série de concertos em Amsterdão, Roterdão, Metz, Le Havre, Nantes e Paris. Participou igualmente em emissões de rádio com destaque para as da Radio-France (concertos transmitidos em directo ou diferido) com Mal Waldron, Richard Raux, François Chassagnite, Jeff Sicard, e para a France-Inter com Lee Konitz, Carlos Barretto Quartet. Quanto à televisão, assinala a sua presença na TV-M6 com Horace Parlan, Tony Scott e John Betsch. Ainda durante a sua estadia em França, teve ocasião de tocar em diversas formações noutros países, como Suíça, Holanda, Alemanha, Bélgica, Espanha, Andorra, Itália, Hungria, Áustria. De regresso a Portugal, em 1993, foi convidado a leccionar na Escola de Jazz do Hot Club de Portugal. Integrou formações nacionais actuando em concertos e festivais em todo o país, com destaque para o Festival Europeu do Porto, Fundação de Serralves, Centro Cultural de Belém, Encontros de Jazz em Évora, Jazz em Lisboa, Festival de Jazz de Guimarães, inúmeros concertos no Hot Club de Portugal, onde se destacam as prestações com Lee Konitz, John Stubblefield, George Cables, Lynne Arrialee, Cindy Blackman e com a sua própria formação (Carlos Barretto Quintet), que incluía Perico Sambeat, François Théberge, Bernardo Sassetti e Mário Barreiros. Com esta formação gravou o seu primeiro CD como líder - ‘Impressões’(para a editora Movieplay), tendo efectuado concertos em Portugal, Espanha, França e Suiça, sempre com rasgados elogios por parte da crítica especializada. Em 94 volta a trabalhar com o ‘George Cables Trio’, gravando o CD ‘Alone Together’ (Groove - Movieplay). Com o seu quinteto, ou como convidado de outras formações, Carlos Barretto esteve presente em Espanha, Angola, Cabo-Verde, Argentina e Marrocos. 1996 - Reformula o seu quinteto (desta vez com Bob Sands, Perico Sambeat, Albert Bover, e Philippe Soirat) e grava ‘Going Up’ (Challenge - Dargil.), considerado o melhor CD do ano (1996) em Portugal e distinguido com o Prémio Villas Boas da Câmara Municipal de Cascais. Nova Tournée e presença nos festivais internacionais do Porto, Acarte (Lisboa), Seixal, Loulé, Guarda, Madrid e Barcelona. Nesse mesmo ano grava ‘Passagem’ de Carlos Martins (Enja - com Cindy Backman e Bernardo Sassetti). 1997 - Ano de grande actividade para Carlos Barretto, em Portugal e no estrangeiro, nomeadamente em Espanha, França e Inglaterra, países onde foi convidado a acompanhar grandes nomes do Jazz como Art Farmer, Brad Mehldau, Kirk Lightsey, Don Moye, Gary Bartz e Joe Chambers. Forma um novo grupo com José Salgueiro e Mário Delgado - Suite da Terra - a fim de experimentar sonoridades diferentes. Em Dezembro de 97 faz alguns concertos em Espanha e grava ‘Jumpstart’ (Fresh Sound) com o Quarteto de Bob Sands. 1998 - O ‘Trio de Carlos Barretto’ grava ‘Suite da Terra’ (BAB - Dargil) com a intenção de experimentar a fusão entre as melodias e ritmos de raiz tradicional portuguesa com a música improvisada, alguns elementos do rock, e também sabores africanos ou orientais. Carlos Barretto compôs ‘Os seis sentidos’, coreografados por Ana Rita Barata e Peter Michael Dietz para o Festival dos 100 Dias (Expo 98), integrado no espectáculo ‘Quadrofonia do Tempo’ - com Bernardo Sassetti, Carlos Martins e Laurent Filipe. Em Maio, lançamento do CD ‘Suite da Terra’ e consequente tournée pelo país, várias passagens na Expo 98 e viagem até Macau para uma série de concertos. 1999 - Com Bernardo Sassetti, Mário Barreiros e Perico Sambeat, o Quarteto Carlos Barretto edita o CD ‘Olhar’ (Up Beat), considerado um dos melhores CD’s do ano e apresentado ao vivo em vários espectáculos por todo o País. 2000 - Grava ‘Silêncios’, segundo trabalho discográfico do seu trio com Mário Delgado e José Salgueiro (Foco Musical). Com o Quarteto actua por todo o País, incluindo Açores, e Espanha. Integra o programa de concertos Unifonia em digressão pelas universidades portuguesas. Estreia o seu projecto «Solo Pictórico», com música e pintura da sua autoria apresentando-se em vários espectáculos. Desenvolve um projecto pedagógico direccionado para a descoberta de novos instrumentistas nos Workshops de que dirige, criando obras originais para ensembles de Contrabaixo. O que diz a imprensa 'Parabéns a Carlos Barretto. O contrabaixista português assina um grande disco de jazz. Vigoroso, dinâmico, cheio de invenção e swing.' Raul Vaz Bernardo - Expresso 'Impressões impressiona. Já entrou na história.' António Curvelo - Público 'Magnífico! Dotado de uma musicalidade suprema.' Arnaud Merlin-Jazz-Hot 'As palavras dizem bem pouco, tal é a emoção que sentimos ao ouvir a sua música.' Libération, France 'Carlos Barretto é um músico de créditos firmados, um baixo de grande qualidade...' Debra Robinson - Sábado 'Si alguien domina el contrabajo dentro del Jazz europeo, esse es el portugués Carlos Barretto.' Guia del Ocio, España 'Barretto, é sem dúvida, o compositor de temas jazz mais destacado nesta época e um solista com bom tom e som. Um músico com iniciativa e trabalho apresentado. Faz mais do que fala. Parabéns.' José Duarte - A Capital '...ce raffinement suprême dans l’écriture ne lui fait pas oublier les qualités essentielles du jazzman: le swing, et l’ispiration spontanée' Arnaud Merlin - Jazz Hot Bass player, composer Carlos Barretto began his musical training at the age of eight, starting with guitar and piano, and opting later for the double bass. He graduated from the Lisbon National Conservatory in 1979, with maximum grades in double bass, theory of music and harmony. Carlos Barretto then studied with Ludwig Streicherat the Higher Academy of Music in Vienna, Austria (1980-1982). It was during this period that he made his first incursions into jazz, and had the opportunity of playing with Fritz Pauer (pianist with Art Farmer) and members of the Vienna Art Orchestra . On his return to Lisbon he joined the RDP Symphony Orchestra, while also playing with a number of Portuguese jazz groups. A sense of artistic frustration led him to move to Paris in 1984 and to dedicate himself both professionally and personally to improvised music. In Paris he found a much larger market for jazz, and played at the city's leading clubs, such as New Morning, Magnetic Terasse, Petit Journal Montparnasse, La Villa, Bilboquet, Dunois, etc., appearing alongside established artists such as Steve Grossman, Steve Potts, Barry Altschul, Aldo Romano, Hal Singer, Alain Jean Marie, George Brown, Michel Graillier and many others. He has played at countless festivals in France, most notably at Coutances (Jazz sous les Pommiers), Jazz à Vienne, Jazz à Marciac, Radio France (Paris, Montpellier), the Calvi Festival (Corsica), Banlieues Bleues (Paris), Nantes, Perpignan, Limoges, etc., alongside leading musicians such as Horace Parlan, Tony Scott, Lee Konitz, Glenn Ferris and Siegfried Kessler . In 1990 he recorded a CD with Mal Waldron live in Belgium, following this with a series of concerts in Amsterdam, Rotterdam, Metz, Le Havre, Nantes and Paris. He has also appeared on radio and television, playing on Radio-France (live and recorded concerts) with Mal Waldron, Richard Raux, François Chassagnite and Jeff Sicard, on France-Inter with Lee Konitz and the Carlos Barretto Quartet. He has appeared on television (TV-M6) with Horace Parlan, Tony Scott and John Betsch. While living in France he was also invited to play with groups in other countries, including Switzerland, Holland, Spain, Germany, Belgium, Andorra, Italy, Hungary and Austria. He returned to Portugal in 1993 and was invited to teach at the Jazz School of the Hot Club de Portugal, as well as appearing at the country's main jazz festivals. He has accompanied leading artists at the Hot Club, including Lee Konitz, John Stubblefield, George Cables, Lynne Arriale, Cindy Blackman and Karl Berger , amongst others. He has formed the Carlos Barretto Quintet, with Perico Sambeat, François Théberge, Bernardo Sassetti and Philippe Soirat, and recorded his first CD for Movieplay as band leader and composer, praised by the specialist press as the best Portuguese jazz record, and distributed in Portugal, Japan, Taiwan and Brazil. They have played concerts in mainland Portugal, Madeira, the Azores, Angola, Cape Verde, Spain, France, Switzerland and Argentina. Carlos Barretto and his quintet have appeared on radio and television in Portugal, Spain and France. As a free-lance player, Carlos Barretto has been invited to accompany leading musicians such as Art Farmer, Gary Bartz, Brad Mehldau, Gerard Presencer and many others. Contrebassiste et compositeur Née à Lisbonne en 1957. A commencé ses études musicales par la guitarre et le piano, à l'age de huit ans. En 1979, il termine le Cours Supérieur du Conservatoire de Musique de Lisbonne, avec un premier prix en contrebasse, solfêge et harmonie. Carlos Barretto a etudié avec le maître Ludwig Streischer, à L'Academie Supérieure de Musique de Vienne (Autriche) entre 1980 et 82. Pendant ce temps lá, il a fait quelques experiences dans le Jazz, a eu l'occasion de jouer avec Fritz Pauer (pianiste d'Art Farmer) et quelques membres du Vienne Art Orchestra. Aprés son retour à Lisbonne, il a étè invité à integrer l'Orchestre Symphonique de la Radio Portugaise à Lisbonne et participé, paralellement, dans quelques experiences avec des formations de jazz locaux. L'insatisfaction sûr le plan artistique améne C.Barretto à s'etablir à Paris, en 1984, et à faire de la musique improvisée sa carrière profissionelle et sa philosophie de vie. À Paris, il rencontre un marché jazzistique beaucoup plus vaste, ayant travaillé dans les clubes de Jazz de prestige comme le New-Morning, Magnetic Terrasse, Petit-Journal Montparnasse, La Villa, Bilboquet, Sunset, Duc des Lombards, Petit Opportun, Dunois, etc, oú il a eu l'occasion de jouer aux cotés de musiciens tels que Steve Grossman, Steve Potts, Barry Altschul, Aldo Romano, Hal Singer, Alain Jean Marie, George Brown, Michel Graillier, Georges Arvanitas, entre autres. Carlos Barretto a participé dans des nombreux Festivales de Jazz en France: Coutances (Jazz Sous Les Pommiers), Jazz À Vienne, Jazz À Marciac, Radio France Paris, Radio France Montpellier, Calvi (Corse), Banlieues Bleues (Paris), Festival de Nantes, Perpignan, Limoges, Lille, etc, aux cotés de musiciens tels que Horace Parlan, Tony Scott, Lee Konitz, Glenn Ferris, Siegfried Kessler, pour ne nommer que quelques uns. En 1990, il enregistre un CD, avec Mal Waldron (les autres son Thierry Bruneau et John Betsch) 'Live' en Belgique, auquel a suivi une série de concerts en Amsterdam, Roterdam, Metz, Le Havre, Nantes et Paris. C.Barretto a participé dans des emissions de radio et television (concerts transmis en direct) comme celles de radio-France (avec Mal Waldron Quartet, Richard Raux et François Chassagnite Quartet, Jeff Sicard Quartet) et France-Inter (Lee Konitz Quartet, C.Barretto Quartet). Pour la television, on l'a vu sur la M-6, avec Horace Parlan, Tony Scott, John Betsch et Glenn Ferris (transmission du Festival de Coutances-Jazz sous les Pomiers). Pendant son séjour en France, Carlos Barretto a eu l'occasion de voyager et jouer dans d'autres pays comme la Suisse, Hollande, Alemagne, Belgique, Espagne, Andorre, Italie, Autriche et Hongrie, avec differentes formations. De retour à son pays, en 1993, C.Barretto a été invité á enseigner à l'Ecole de Jazz du Hot Club du Portugal, et a joué dans les plus importants Festivales de Jazz. On le voit souvent á l'Hot Club de Lisbonne, pour accompagner des musiciens americains de passage, comme Lee Konitz, John Stubblefield, George Cables, Lynne Arriale, Cindy Blackman, Karl Berger, mais aussi avec sa propre formation (C.Barretto Quintet). Dans son quintette ses compagnons sont François Théberge (Canada) Perico Sambeat (Espagne), Bernardo Sassetti (Portugal) et Phillipe Soirat (France). Avec cette formation, il enregistre son premier CD comme chef d'orchestre et compositeur pour la marque Groove (Movieplay) avec distribuition en Europe, Japon, Taywan et Brésil et fait des concerts au Portugal, Espagne, France, Suisse, Madére, Azores, Cap-Vert, Angola et Argentine. C.Barretto et son quintette ont étè presents dans des emissions de radio et television portugaise et espagnoles. Il vient d'enregistrer le CD 'Alone Together' aux cotés de George Cables et Phillipe Soirat (Groove-Movieplay). Contrabajista-Compositor Con ocho años empezó sus estudios musicales de guitarra y piano, optando mas tarde por el contrabajo. En 1979 terminó su carrera Superior en el 'Conservatório Nacional de Lisboa' con la calificacíon máxima en las materias de contrabajo, solfeo y armonía. Siguió los cursos de música de la 'Costa de Estoril' donde estudió con el maestro L.Streischer . Por invitación de este, Carlos Barretto fue a perfeccionar su técnica en la academia Superior de Música de Viena de Austria (de 1980 a 1982). Durante este período, realizó algunos trabajos de jazz, habiendo podido tocar con Fritz Pauer (pianista de Art Farmer) y algunos integrantes de la Vienna Art Orchestra. De nuevo en Lisboa, ingresó en la 'Orquestra Sinfónica da RDP' (Radio Difusión portuguesa) e hizo paralelamente parte de grupos de jazz nacionales que incluíam el saxofonista Carlos Martins,el pianista Mário Laginha y el baterista Mário Barreiros, entre otros. Durante este período, se destaca igualmente su presencia en la música portuguesa, al lado de grupos y músicos entre los que se incluyen: Banda do Casaco, Pedro Osório, Luis Cília, J.J. Letria, Sérgio Godinho. La insatisfacción en el plano artístico lleva a Carlos Barretto a establecer su residencia en Paris, en 1984, y a hacer de la música improvisada su carrera profecional. En aquella ciudad encontró un mercado mucho mas vasto en el plano jazzeistico habiendo actuado en los mas prestigiados clubes de Jazz, como el New Morning, Magnetic Terrasse, Petit Journal Montparnasse, La Villa, Bilboquet, Dunois, etc., donde se presentó al lado de musicos de renombre tales como Steve Grossman, Steve Potts, Barry Altschul, Aldo Romano, Hal Singer, Alain Jean Marie, George Brown, Michel Graillier, entre muchos otros. Participó en innumerábles festivales en Francia, destacando los de Coutances (Jazz sous les Pommiers), Jazz à Vienne, Jazz à Marciac, Radio France (Paris , Montpellier), Festival de Calvi (Córsega), Banlieues Bleues (Paris), Nantes, Perpignan, Limoges, etc., al lado de musicos de renombre tales como Horace Parlan, Tony Scott, Lee Konitz, Glenn Ferris, Siedfried Kessler. En 1990, grabó un CD con Mal Waldron en vivo en Bélgica, seguiendole una serie de conciertos en Amsterdam, Roterdam, Metz, Le Havre, Nantes y Paris. Participó también en emiciones de radio y TV destacando los de Radio-France (conciertos transmitidos en directo o diferido) con Mal Waldron, Richard Raux, François Chassagnite, Jeff Sicard, France-Inter con Lee Konitz, Carlos Barretto Quartet. En cuanto a la television, se presentó en la TV-M6 con Horace Parlan, Tony Scott y John Betsch. Todavia durante su estancia en Francia, tuvo ocación de tocar en diversas agrupaciones en otros paises, tales como Suíza, Holanda, Alemaña, Bélgica, España, Andorra, Itália, Hungria, Áustria. De regreso a Portugal, en 1993, fué invitado a enseñar en la Escuela de Jazz del Hot Club de Portugal. Integró grupos nacionales actuando en conciertos y festivales en todo el país, tales como el Festival Europeo de Oporto, Fundacion de Serralves, Centro Cultural de Belém, Encuentros de Jazz en Évora, Jazz en Lisboa, Festival de Jazz de Guimarães, y innumerables conciertos en el Hot Club de Portugal, donde sobresalen sus presentaciones con Lee Konitz, John Stubblefield , George Cables, Lynne Arriale, Cindy Blackman y con su propria banda(Carlos Barretto Quintet), que incluye Perico Sambeat, François Théberge, Bernardo Sassetti y Philippe Soirat. Con este grupo acaba de editar su primer CD como líder (para la etiqueta Movieplay), habiendo ya efectuado conciertos en Portugal Continental, Madeira, Açores, Angola, Cabo-Verde, España, Francia, Suiza, y Argentina. Fué invitado para los programas de la RTP(Radio Television Portuguesa): 'Outras Músicas' de José Duarte y 'Forum Musical' de Paula Aresta. Estuvo también presente el la radio-Antena 1 - en el programa de Paulo Gil (con Laurent Filipe, Carlos Martins, Bernardo Sassetti, Mário Barreiros). 'Carlos Barretto es un músico firmemente acreditado, un bajo de gran calidad ...' Debra Robinson-Sábado 'Impressões' impresiona. Ya entró en la história.' António Curvelo-Público 'Magnifico! Dotado de una musicalidad suprema.' Arnaud Merlin - Jazz-Hot 'Las palabras dicen muy poco, tal es la emoción que sentimos al escuchar su música.' Libération 'Carlos Barretto tiene una conocedora sobriedad que lo hace estar siempre presente sin hacerse notar.' Jorge Valente - Público 'Felicitaciones a Carlos Barretto. El contrabajista portugués firma un gran disco de jazz. Vigoroso, dinámico, lleno de invencion y swing.' Raul Vaz Bernardo-Expresso 'Las manos de Barretto son eficaces en las cuerdas y saben oir para poder participar mejor.' António Curvelo - Público 'En cada línea, tiende suavemente un lecho armónico-rítmico sobre el que cada solista puede apoyarse con plena confianza.' Frederico González-El Pais Discografia/Recordings/Discographie Mal Waldron-Thierry Bruneau Quartet - 'Serene' (Serene) Sellam-Renne Quartet Carlos Barretto - 'Impressões' (Groove) Nanã Sousa Dias - 'Tom Maior' (Groove) George Cables Trio - 'Alone Together' (Groove) Contactos: Teresa Manzoni - 96 4403379teresamanzoni@cbtm.jazznet.pt Rua Marquês de Olhão, 9 Bairro Madre de Deus 1900-328 Lisboa - Portugal Tel : 21 8624000/1 Fax: 21 8624002 carlosbarretto.net/​

Sem comentários:

Enviar um comentário