25/04/11

GRUPO ETNOGRÁFICO DA BEIRA


Grupo Etnográfico da Beira - "Saudade" from Tiago Pereira on Vimeo.
PROJECTO 107

"SAUDADE"
Filmado em Beira, Ilha de S.Jorge - Açores
24 de Abril 2011

Realização: Tiago Pereira
Som: Sara Morais

Canon 5d
2 Schoeps stereo


Grupo fundado a 26 de Julho de 1981, sendo actualmente constituído por 40 elementos, tendo como objectivo a fiel representação das danças e cantares dos usos e costumes das gentes de São Jorge, em finais do sec. XVIII, até princípios dos sec. XX.
Ao longo de anos de actividade, o grupo tem-se empenhado na recolha de características da sociedade na época em causa, bem como na sua divulgação, características essas que vão desde as danças, cantares, trajos, utensílios de trabalho e todas as festividades típicas, como os Reis, Espírito Santo, entre outros. Os trajes representados pelo grupo, vão desde o traje domingueiro, até ao traje de trabalho, passando pelos dias de festa, em particular de Espírito Santo, sendo estes concebidos nos tradicionais teares sendo que cada elemento transporta também um utensílio relacionado com a profissão que o seu traje representa.
Os instrumentos utilizados são o bandolim, a viola da terra, o violão e o violino.
O grupo tem já participado em vários festivais de folclore, tanto a nível regional, nacional, e até internacional. De entre os temas interpretados destacam-se a Saudade, a Chamarrita e o Rema.
Foram também já gravados por este grupo dois CD’s, um em 1998,com o título “Cantares da Nossa Gente”, e outro em 2002, denominado “Canto Jorgense”.

Sem comentários:

Enviar um comentário