24/02/11

MANUEL MEIRINHOS


Manuel Meirinhos - Flauta de tamboril primeiro com Saltério e depois com Tamboril from Tiago Pereira on Vimeo.
PROJECTO 32

Flauta de tamboril primeiro com Saltério e depois com Tamboril
Filmado no Porto
22 de Fevereiro de 2011

Realização: Tiago Pereira

Panasonic dvx 100
Micro beyerdynamic EMX 86


Manuel Meirinhos integra o grupo Galandum Galundaina onde participa com voz, flauta pastoril, tamboril, flauta de osso, kaval, flauta transversal, bombo, pandeiro mirandês, tracanholas, charrascas.

O saltério (do grego ψαλτήριο psaltêrion "instrumento musical de cordas; espécie de harpa"; de ψαλμός psalmos "cordas"; pelo latim psalterium,ìi "cítara, lira") é um instrumento de cordas geralmente pulsadas ou beliscadas, como a harpa. Sua origem remonta pelo menos a 300 a.C., quando era utilizado para acompanhamento dos salmos.
O saltério medieval (século XII) compõe-se de uma caixa de ressonância triangular ou trapezoidal munida de sete a dez cordas que se beliscam - daí a sua denominação que designava, na Grécia Antiga, todos os instrumentos tocados com os dedos e não com o plectro.
Sobre a caixa de ressonância se estendem sete a dez cordas fixadas por cavilhas. Normalmente a caixa se apresenta em forma trapezoidal, com duas ordens de cordas em correspondência dos lados oblíquos - cordas suficientemente distanciadas para serem beliscadas com os dedos ou percutidas com plectros ou com uma varinha metálica ou de madeira, para criar uma melodia ou um acompanhamento rítmico. Já o saltério de arco é em geral de forma triangular, as cordas são muito mais próximas e sobre o mesmo plano. O arco é semelhante ao utilizado nos demais instrumento musicais.
No caso do saltério ibérico, as cordas podiam ser pulsadas com os dedos ou percutidas com martelos.

Sem comentários:

Enviar um comentário